Neste tópico, mostraremos toda a funcionalidade do Fluxo de Chamadas, função exclusiva do PABX SUITE.

Lista de Fluxos  

Este modelo de programação utiliza blocos inteligentes com funções de PABX, ele possibilita criar estratégias de fluxos de chamadas através do menu dos blocos. Este recurso possibilita visualizar todo o fluxo do programa criado.

A tela inicial exibe a lista dos fluxos disponíveis e os seguintes recurso:

  • Nome: Campo que exibe o nome do fluxo;
  • Número: Campo que exibe o número do fluxo;
  • Configurações:
    • Editar Fluxo de Chamada visual;
    • Editar Nome e Número do Fluxo;
    • Deletar Fluxo;

Inserir Fluxo de Chamadas


O botão +Inserir novo Fluxo acessa a tela para a criar fluxos. Seguir os passos abaixo:

  1. Nome: Inserir o nome do fluxo
  2. Números do Fluxo: Inserir o número de identificação do fluxo

Propriedade de Criação de Fluxos de chamadas


Após inserir o nome e número, o usuário será redirecionado a tela de criação do fluxo:

  1. Área de construção: A tela é flututante, os comandos com o mouse, clicar/arrastar ou rolar na área da tela, customizam a visualização de acordo com o tamanho do projeto.
  2. Menu dos Blocos de Instruções (Ações e Eventos): As instruções disponíveis são tratadas nos tópicos abaixo.
  3. Campo das Configurações: Área atrelada ao bloco de instrução em configuração, cada bloco tem propriedades específicas e são tratados nas propriedades dos Blocos.

 

4- Menu de Blocos 


Existem duas formas de inserir blocos de ação e eventos na tela, a primeira forma é através do combobox abaixo do fuxo, sendo possível escolher um na lista, ou também digitando um específico.

A outra forma, é clicando com o botão direito no mouse dentro do fluxo, como no exemplo abaixo, irão ser apresentadas todas as ações e eventos disponíveis:

Bloco de Nova Chamada

O bloco de nova chamada existe em todo fluxo, e não é possível deletá-lo. Ele é responsável por iniciar o fluxo, a cada nova chamada.

 

Blocos de Ação


Blocos de ação, são funções que podem ser adicionadas em qualquer lugar do fluxo, e acontecem em sequência, conforme o seguimento da chamada.

 

Áudio

É possível escolher escolher dentre os áudios previamente inseridos, utilizar o TTS (texto para fala) ou uma variável. O box “Atender chamada?”, quando habilitado, faz com que antes de tocar o áudio, a chamada seja atendida, caso não tenha sido antes. Caso esteja desabilitado, o sistema irá enviar a sinalização SIP 183 progress e começar a tocar o áudio logo em seguida.

Condição

O bloco de condição, pode fazer ações a partir de validação de uma variável ou do valor inserido. Poderão ser feitos encaminhamentos no caso da condição ser verdadeira ou falsa. O bloco possui as seguintes condições como parâmetro:

  • (igual);
  • != (diferente);
  • (maior que);
  • >= (maior ou igual que);
  • (menor que);
  • <= (menor ou igual que);
  • Contem (contem o valor estipulado);
  • Quantidade de caracteres (possui a quantidade de caracteres estipulada).

Desliga

Bloco que pode apenas receber uma ação, já que simboliza a finalização de uma chamada. É possível escolher um SIP Code para o caso da chamada não ter atendimento.

Espera

Nesse bloco, é possível configurar um tempo de espera (em segundos) no qual a próxima ação configurada (saída) irá acontecer.

Fila

Bloco no qual é possível escolher uma fila previamente criada nos Recursos, e irá reproduzir suas exatas configurações.

 

Gravação

Caso a gravação da chamada não tenha sido iniciada (por exemplo, caso o ramal não tenha a funcionaliade de gravar chamadas habilitada), é possível utilizar esse bloco para suprir essa necessidade.

OBS: A gravação irá iniciar exatamente no momento onde o bloco está no fluxo, caso queira gravar toda a chamada por exemplo, esse bloco deverá ser ligado ao bloco “Nova chamada”.

Post/Get

Nesse bloco é possível configurar envios de requisição POST, GET ou DELETE para a URL configurada. É possível enviar os dados em formato de texto, JSON ou XML. As três saídas disponíveis são Sucesso (dados enviados com sucesso à URL), Falha (dados não enviados à URL) e Timeout (em segundos na configuração).

PSTN

Nesse bloco é possível escolher um número de destino, ou utilizar uma variável (verificar Plano de Discagem escolhido para completar a ligação).

 

Ramal

Nesse bloco, é possível escolher um ramal previamente cadastrado.

 

URA

Nesse bloco é possível configurar uma URA, com alguns parâmetros, como por exemplo:

  • Sequência de áudios: Sequência de áudios que será reproduzida assim que a chamada entrar na URA;
  • Modo de Funcionamento:
  • 1 Dígito: Espera receber apenas 1 dígito;
  • Múltiplos dígitos: Espera receber dígitos no limite configurado;
  • DDR (Discagem Direta à Ramal): Caso encontre um ramal com o número discado, redireciona a chamada à ele.
  • Repetições: Quantas vezes a URA deve repetir a sequencia de áudios até que acione a saída Padrão (A repetição só ocorrerá se o usuário não digitar nada OU se estiver no modo 1 dígito e o dígito informado não tiver saída configurada);
  • Áudio para falha na digitação: Áudio que será reproduzido caso haja falha na digitação;
  • Áudio antes da próxima ação: Áudio que será reproduzido antes da próxima ação do fluxo;
  • Grava em varíavel: Grava o valor digitado em uma variável;
  • Horário de funcionamento: Habilita o horário de funcionamento da URA e ações para o caso de ligações fora desse horário.

 

Variável

Nesse bloco é possível gravar valores seja manualmente (valor fixo), ou com as seguintes opções:

  • Número de origem;
  • Número de destino original;
  • Número aleatório de 0 a 100;

 

Blocos de Eventos


Os eventos são blocos únicos (podendo existir apenas um de cada tipo por fluxo) relacionados à início e encerramento das chamadas, por parte do ramal (operador) ou do destino. Eles possuem apenas função de saída. Estes são os Eventos disponíveis no fluxo: