TÓPICO EM TEXTO
Neste tópico, você vai entender como funciona o processo de publicação de aplicativos Android na Play Store e qual é o papel do nosso time nesse procedimento.
Antes de tudo, é importante esclarecer: nossa equipe está à disposição para auxiliar em todas as etapas necessárias, mas a responsabilidade final pela publicação é do titular da conta de desenvolvedor, ou seja, você. A seguir, destacamos pontos fundamentais que você precisa considerar antes de iniciar:
1- Requisitos obrigatórios Google
Desde 13 de novembro de 2023, o Google implementou uma nova exigência para todas as contas pessoais de desenvolvedor criadas após essa data: É necessário realizar testes internos obrigatórios antes de publicar o aplicativo oficialmente na Play Store. Essa política visa melhorar a qualidade dos apps na loja, evitando publicações de aplicativos instáveis ou irrelevantes.
De acordo com a política atual, o aplicativo deve passar por um teste interno fechado com no mínimo 12 testadores ativos por um período consecutivo de 14 dias.
Esses testadores precisam estar inscritos (com autorização prévia dos mesmos) no teste e utilizar o app durante esse tempo. Somente após essa etapa, o aplicativo pode ser submetido ao processo de análise e publicação oficial na Play Store.
O que você precisa preparar?
Antes de agendar o início do processo com nosso time, certifique-se de:
– Ter uma lista com pelo menos 12 e-mails válidos de pessoas dispostas a participar do teste do app.
– Garantir que esses testadores usem o aplicativo diariamente durante os 14 dias consecutivos.
– Estar preparado para monitorar e gerenciar esse acesso durante o período de testes.
Finalizado o período de testes, e estando tudo conforme os requisitos, o aplicativo será então elegível para publicação oficial. Caso identifiquemos a necessidade de ajustes antes da publicação, faremos as correções necessárias antes de prosseguir.
Importante! Nosso suporte ajuda no processo de envio e análise do app pela equipe do Google, acompanhando status e eventuais solicitações adicionais da plataforma em conjunto com o responsável pelo aplicativo, você.
2- Plano que contemple o aplicativo Android
Aqui é muito importante entender que em nossos planos é possível apenas gerar o aplicativo Android. Com o arquivo gerado (.apk ou .aab) você consegue publicar seu aplicativo em lojas como a PlayStore, por exemplo.
Caso seu plano não disponha da opção de gerar o aplicativo Android, você pode realizar o upgrade de plano com nosso comercial. Agora, se ainda não tem uma conta de desenvolvedor Google nosso time do suporte te ajuda na criação dela.
3- Conta de desenvolvedor Google
Para publicar seu aplicativo Android na Play Store, é indispensável possuir uma conta de desenvolvedor Google. Caso você ainda não tenha uma, será necessário seguir os passos abaixo para criação da conta com o suporte do nosso time:
- Ambiente técnico preparado: tenha em mãos um computador com o AnyDesk instalado e boa conexão com a internet.
- Número de telefone ativo: será necessário um número válido, que possa receber o código de verificação via SMS no momento da criação da conta.
- Endereços de e-mail: você precisará de um endereço de e-mail @gmail.com, que será vinculado à conta de desenvolvedor e onde toda a comunicação do Google será feita. Esse e-mail deve ser de uso pessoal e privado. Também será necessário um e-mail público, que ficará visível na Play Store para que os usuários entrem em contato, se necessário.
- Forma de pagamento: a conta de desenvolvedor exige o pagamento de uma taxa única no valor de US$ 25 (vinte e cinco dólares). Para isso, será necessário um cartão de crédito virtual que aceite transações internacionais. Recomendamos que você confirme com o seu banco se o cartão utilizado atende a esse requisito.
- Documentação do titular: prepare um documento oficial com foto (como RG ou CNH) e um comprovante de endereço recente. Ambos devem estar em nome do titular da conta de desenvolvedor, legíveis e salvos no computador.
- Celular com o app Play Console instalado: esse aplicativo será utilizado para concluir a verificação de identidade exigida pelo Google.
Observação: Não realizamos reuniões para publicação ou atualização de aplicativos no caso de revendas. Isso ocorre, pois os revendedores são responsáveis por gerenciar esse processo de forma independente, definindo a melhor estratégia para oferecer esse serviço aos seus clientes.
Entretanto, caso necessite de suporte, nosso time está à disposição! Basta adquirir uma hora técnica com nosso departamento comercial para receber o auxílio necessário.
Se estiver de acordo com os pontos acima, basta agendar uma call com nosso time clicando aqui!
Em caso de dúvidas relacionadas, conte com nossa equipe abrindo um ticket em nossa Central do Usuário.[CLIQUE AQUI]